Porto de Luanda distinguido como «Melhor Terminal Regional de Contentores»
No decurso dos investimentos do Porto de Luanda nos últimos cinco anos, a empresa portuária recebe esta quarta-feira, em Bruxelas, o prémio de "Melhor Terminal Regional de Contentores", no âmbito dos galardões outorgados pela plataforma internacional de portos Crans Montana.

Para o efeito, dois responsáveis da empresa pública partiram terça-feira de Luanda com destino àquela cidade do centro da Bélgica, para, em representação do Presidente do Conselho de Administração do Porto de Luanda, Francisco Venâncio, receberem o prémio.

O prémio de "Melhor Terminal Regional de Contentores", ora atribuído pela Crans Montana, é uma das 11 categorias criadas por esta plataforma internacional para distinguir e incentivar as autoridades ligadas às actividades portuárias.

Em declarações à Angop, o director comercial do Porto de Luanda, Manuel Francisco Zangui, considerou a distinção um marco importante no processo de internacionalização da actividade do porto, bem como dos seus gestores, embora tenha reconhecido, por outro lado, que o Porto de Luanda está próximo a um estado de saturação. Uma situação que poderá ser ultrapassada com a entrada em funcionamento de uma nova unidade portuária de Luanda, a ser erguida na localidade da Barra do Dande, cerca de 50 quilómetros a norte da capital.

"O Porto de Luanda está a chegar a uma fase de saturação. A estrutura precisa crescer, mas não temos muito espaço para isso. Com a entrada em jogo do novo porto, vamos estar melhor contextualizados, no quadro de desenvolvimento económico do país, por um lado, e no âmbito da actividade portuária em África, por outro", argumentou o responsável.

O novo porto comercial de Luanda vai ajudar a descongestionar a principal infra-estrutura portuária da cidade, que em 2013 registou tráfego de navios de carga na ordem dos 912 mil e 898 TEUS (medida padronizada de contentores), cerca de220 mil e 972 a mais, comparativamente a 2012.

Os números denunciam claramente a necessidade urgente de se aumentar a capacidade de gestão da entrada de mercadorias pelo Porto de Luanda, como reconheceu o director comercial da estrutura, acrescentando que esta realidade exigiu ao Porto de Luanda mais investimentos nas infra-estruturas.

"Se olharmos para os dados dos últimos cinco anos, o crescimento nota-se, tanto em termos de produção, contentorização, tonelagem e de navios que atracam. Este crescimento obrigou a gestão do porto a redobrar forças em termos de investimentos", esclareceu o responsável, sem avançar os números que compreendem tais investimentos.

Nos últimos anos, o Porto de Luanda registou grande expansão no comércio angolano, sendo que no primeiro semestre de 2013 registou um aumento de 68 porcento na movimentação de cargas. No final de 2013, estima-se que 600 mil contentores tenham sido movimentados no porto da capital, quando em 2007 houve 150 mil contentores movimentados.

No Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017, o Executivo atribui "especial prioridade" a estes projectos, prevendo investir cerca de 8,8 mil milhões de dólares neste sector no decurso dos próximos cinco anos.

Angop / Novo Jornal [19.03.2014]
 



Data: 2015-02-22

EPL NET

Newsletter

Código de Ética

Logo do PDF

Breves

  • Seis ginastas disputam torneio de Sangalhos

    Ivanovia de Carvalho (iniciada), Angélica Francisco (juvenil), Aysha Morgado (júnior), Junaira Dundão, Rosa Ventura e Beatriz Kasselo (seniores) são as ginastas do Petro de Luanda que disputam, pela primeira vez, o RG Atlantic Cup, a decorrer de 23 a 25 do corrente, na região de Sangalhos, Portugal
    Ler mais...
  • Hospital Geral recebe doação de material gastável

    Um total de 14
    Ler mais...
  • Comércio inspecciona os estabelecimentos

    A Direcção Municipal do Comércio do Kilamba Kiaxi, desenvolve, desde Setembro, um trabalho de levantamento da rede comercial da circunscrição, com objectivo aferir a legalidade de cada estabelecimento
    Ler mais...
  • Grupo Elinga exibe peça ?As Bondosas?

    O espectáculo ?As Bondonsas?, que narra a história de três carpideiras que se surpreendem com situações inusitadas e o comportamento exótico de uma família aristocrática durante o funeral da filha mais nova, volta a ser exibido sabado, às 20h00, pelo grupo Elinga Teatro, na sua sede, na Baixa de Luanda
    Ler mais...
  • Feira vai estar aberta até à véspera do Natal

    A Feira de Mobiliário, que decorre há mais de 20 dias, na Cidade da China, em Viana, vai encerrar apenas no dia 24 de Dezembro e não a 24 deste mês, como estava inicialmente previsto, soube, ontem, o Jornal de Angola
    Ler mais...
  • Luanda prevê vacinar 1.6 milhões de crianças

    A campanha de vacinação contra a poliomielite inicia amanhã e decorre, até domingo, em cinco províncias do país
    Ler mais...
  • Jair Bolsonaro cria novo partido

    O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou, terça-feira, nas redes sociais, que decidiu deixar o PSL e criar novo partido chamado ?Aliança pelo Brasil?
    Ler mais...
  • Angola tem novo fundo para projectos culturais

    Angola conta, a partir de Janeiro, com um novo fundo para apoiar a diversidade cultural, cidadania e entidade, no valor de 125 mil euros, para promover projectos que contribuam para a criação de postos de trabalho nos sectores culturais
    Ler mais...
  • Presidente da Renamo ameaça voltar à guerra

    O presidente da Renamo, Ossufo Momade, considerou que Moçambique se arrisca a voltar a um novo conflito caso o Conselho Constitucional valide os resultados eleitorais de 15 de Outubro, noticiou hoje a Lusa
    Ler mais...
  • Marginais matam homem e levam mais de um milhão de kwanzas

    Um cidadão foi assassinado, hoje, nas imediações do Tribunal Provincial de Luanda, com um tiro na cabeça e outro no peito, por quatro marginais, que roubaram uma pasta contendo um milhão e 450 mil kwanzas da vítima, constatou o Jornal de Angola no momento do acontecimento
    Ler mais...

Multimédia

Porto de Luanda - 70 Anos

70 Anos do Porto de Luanda
VII Congresso da APLOP

RÁDIOS
Porto de Luanda recebe o maior navio de sempre na sua história
Porto de Luanda ganha novos equipamentos
Welcome to Angola
MARÉS
saber mais
LONGITUDE: 8º 45 S
LATITUDE: 13º 14 E


Publicidade
Todos os direitos reservados © 2015 Porto de Luanda
Plataforma de Gestão de Conteúdos Astrolábio

Porto de Luanda E.P
Largo 4 de Fevereiro
CX Postal 1224-C1-Angolaredes sociais